Por que é importante cuidar da pele?
Você sabia que a pele também é um órgão? Na verdade, ela é o maior de todos, por isso precisamos adotar alguns cuidados especiais para garantir que a sua saúde esteja sempre em equilíbrio. De quebra, isso também garante uma melhor aparência, valorizando a estética.
Não podemos esquecer que a pele está suscetível a desenvolver diversos problemas, como alergias, inflamações e infecções. Além disso, entre os cuidados com a pele está a proteção contra a radiação solar, uma medida fundamental para evitar o câncer.
Aliás, vale destacar que o câncer de pele não melanoma, o tipo mais comum no Brasil, corresponde a cerca de 30% dos casos de tumor maligno registrados no país. Estamos falando de 185 mil novos casos da doença todos os anos. Esses números mostram como é fundamental ter um pouco mais de dedicação com esse órgão tão importante e delicado.
Adotar cuidados com a pele ajuda a manter a camada de proteção natural que ela tem. Essa camada é o que mantém a imunidade contra a ocorrência de doenças e evita o envelhecimento precoce das células.
Quais são os principais cuidados com a pele?
Os cuidados com a pele envolvem ações que impactam de forma direta esse órgão e outros que mantêm o organismo em equilíbrio para que a pele seja beneficiada. Veja a seguir o que você precisa fazer para que ela esteja saudável, bonita e protegida.
1. Limpeza adequada
Precisamos garantir que a pele esteja sempre limpa, livre de impurezas, do excesso de oleosidade, bactérias e outros micro-organismos. Para isso, o ideal é usar um sabonete específico para o rosto que respeite o pH da pele para fazer uma limpeza suave.
Na hora de lavar o rosto ou tomar banho, evite a água muito quente para não causar ressecamento, nem queimadura. Não se esqueça de que limpeza em excesso também faz mal porque removemos a camada de proteção da cútis.
A água não traz tantos malefícios para a pele, mas o sabonete pode comprometer o manto lipídico. Por isso, o recomendado é tomar apenas um banho por dia, exceto em casos extremos, como para esportistas ou profissionais que fazem muito esforço físico. Ainda assim, é importante ter cuidado com a duração do banho, a temperatura da água e o sabonete utilizado.
2. Hidratação
O que garante a maciez e a suavidade da pele é a umidade natural que ela tem; mas essa característica pode se perder quando não hidratamos de forma constante, utilizando um bom creme, loção ou gel hidratante.
Produtos como esses formam uma camada de proteção que evita que a pele perca a sua umidade, fazendo com que ela retenha a água e se mantenha suave. Isso não só deixa a cútis mais bonita como também é indispensável para a imunidade dela.
3. Ingestão de água
Quando acrescentamos cremes e loções hidratantes nos cuidados com a pele, garantimos que ela tenha uma hidratação de fora para dentro, mas só isso não é suficiente. Para que a cútis tenha umidade, é preciso que o organismo esteja hidratado; assim, é indispensável beber bastante água ao longo do dia.
Porém, aquela recomendação de dois litros por dia não é válida para todos. A quantidade depende da necessidade do organismo com base em vários fatores, como a realização de atividades físicas, o clima e a alimentação.